segunda-feira, 9 de julho de 2012

Foi aos achigãs...deu carpa !!!

Pois é ! O Nunes telefonou-me a dar conta de uma situação que o deixou espantado, a captura de uma carpa ao spinning com um jerkbait.
Ele que já pesca ao achigã desde menino, relatou-me a sua surpresa por esta situação insólita, garantindo que a captura não foi acidental, porque a carpa vinha ferrada pela boca.
Embora nunca tal me tenha acontecido, não fiquei surpreso, pois tenho conhecimento de casos idênticos passados com outros pescadores em Portugal e principalmente em Espanha a captura de carpas e até barbos já não cria espanto.
A introdução do alburno parece ser a explicação mais lógica, para esta alteração de comportamento da carpa, que segundo relatos de outros pescadores que pescam em locais onde o alburno já esta muito dissiminada, observaram que as carpas e os barbos, perante tão abundante fonte de alimento, alteraram o seu comportamento, tornando-se predadores.



4 comentários:

  1. E porque não ? :)

    Eu dedico-me ao barbo e carpa ao spinning com bons resultados, até escrevi um artigo de como as apanhar no ano passado.

    Olha este vídeo, de uma que tirei em Agosto do ano passado em águas bem pressionadas:

    http://www.youtube.com/watch?v=jKGRk0-Et9w

    É super divertido pescar carpas/barbos com esse tipo de material.

    Continuação de boas pescas e que venham mais e maiores :)

    ResponderEliminar
  2. Olá João Pinto.

    Eu já tinha visto o teu video, se bem me lembro pesou 5 quilos e o crankbait era da Salmo.
    Entretanto pesquisei na net e encontrei um video na barragem do Caia com 2 pescadores a tirarem vários barbos ao spinning, não foi só uma captura.
    Agora vou procurar o teu artigo para ver se consigo enganar alguma carpa.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Boas Nuno

    As filmagens a seguir a maior parte é com barbos, a parte mais importante na minha opinião é lançares mesmo na tola deles, a primeira reacção não vai ser fugir, vai ser atacar, pelo menos por experiência é isso que resulta melhor comigo.

    Vê este por exemplo e passa ao minuto 8:25

    http://www.youtube.com/watch?v=ECV9eMr1q10

    Estou a atirar quase para terra, directamente debaixo de uma videira onde vi as barbatanas deles

    ResponderEliminar
  4. Ok João acho que percebi o crankbait é afundante, lanças e deixas afundar e assim sucessivamente de maneira mais ou menos enérgica.
    Fiquei com a ideia que o crankbait é muito pequeno, agora o local onde pesco,um açude de médias dimensões não existe esse tipo de vegetação (arvóres de fruto), mas por vezes as carpas deixam-se ver junto das margens.

    ResponderEliminar