quinta-feira, 29 de julho de 2010

Corvina ao raiar do dia



Após mais um dia de trabalho, aproveitado para combinar uma pescaria, com os meus colegas de profissão e de vicio, um dia de folga.
Saída as 00:00 do serviço, e regresso ao lar, para ver se dormia um pouco, afinal as 04:30 tinha de estar no pesqueiro, mas o calor e a ansiedade traíram os meus planos e dormir nada.
Solução encontrada uma visita, pela Internet aos meus sites habituais, nisto por volta das 01:30 o Nunes entra do Messeger, sofria do mesmo mal, lá falamos e acabei por preparar o material e sair mais cedo em direcção a casa dele onde íamos esperar pelo Ché.
Como a hora se aproximava e o Ché não dava sinal de vida, um telefonema para o despertar, fomos andado, ele ia ter ao pesqueiro.
Chegados ao local, montar canas de spinning e amostras de molho, apostei nas amostras de superfície, passeantes e poppers, o Nunes dava-lhe com uma Akada nas partes com menos água, entretanto o Ché passa por nós e segue para o seu local preferido(ia pescar ao fundo).
Eu e o Nunes fomos batendo o pesqueiro, e num local mais fundo meti uma amostra da Storm de vinil, modelo WildEye Swim Shad, cor amarela, com 25 gramas de peso, o objectivo era bater o fundo, e assim foi, lance para a esquerda, centro e direita e novo ciclo, amostra trabalhada de forma lenta, e um toque seco, seguido de ferragem rápida e breves instantes de expectativa até que sinto duas cabeçadas e uma terceira que leva algum fio do carreto, paragem, arranque e mais uns metros de fio e assim sucessivamente, aproveitei as paragens e recolhia fio, até que começou a vir na minha direcção, e já aos meus pés, fuga para a direita junto ao fundo, seguida de nova fuga para a esquerda, forçou bem, cana vergada mas já sem força para levar fio, fiquei assim uns segundos, neste braço de ferro, até que cedeu, tinha conseguido arranca-la do fundo e foi só dar a manivela e encalha-la para o Nunes meter o chalavar.

Material usado.
Cana: Hiro Bullet Lure, c.w. 20-60 3 metros.
Carreto Symetre FJ 4000
Fio: Flomax Super Dynema 0.18
Baixo de linha: Fluorcarbono Eagle Sturdiness Tex 0.35 da Dragon
Amostra: Storm, modelo WilEye Swim Shad 25 gramas

Peso: 2.655 quilos
Comprimento: 68 cm

sábado, 24 de julho de 2010

Maria Angel Kiss um Clássico




Estamos muito provavelmente perante a amostra que mais robalos capturou em Portugal, serão muito poucos os spinners nacionais que não tenham, esta verdadeira matadora na sua caixa.
Esta amostra é flutuante e indica afundar 60 cm, mas na minha opinião afunda cerca de um metro, têm um peso de 27 gramas e 14 cm.
Lançadora, têm um canal no interior que permite que as esferas que têm no interior se desloquem para a extremidade traseira da amostra, concentrado o peso aí , o que permite bons lançamentos, esse canal têm um declive a meio para onde se deslocam as esferas logo que damos as primeiras maniveladas no carreto, retendo o penso a meio da Angel Kiss equilibrando a mesma.
Esta menina têm um trabalhar muito vibrante com um Woblling e Rolling muito pronunciados.
Passamos ao armamento da dita, fateixas com bom bico e com boa resistência, mas não muito duradouras (mesmo com o uns banhos em água doce oxidam muito rapidamente)
Para finalizar, não posso deixar de referir a variedade de cores existente e o preço, abaixo de outras que apareceram ultimamente, com preços altíssimos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Safia (DIPLODUS VULGARIS)



Fotografia de José Augusto Silva

Este é um peixe bastante presente na nossa costa, muitas vezes confundido com o sargo legitimo, a safia pode ser encontrada até profundidades de 90 metros,embora seja mais frequente entre 5 os e os 30 metros.
Habita fundos rochosos bastante irregulares com vegetação e arenosos e alimenta-se de ouriços , crustáceos, molusculos e algas.
Esta é uma espécie hermafrodita, que se reproduz em dois períodos do ano, no fim do Verão os mais pequenos e no fim do Outono os de maior porte.
A Safia pode atingir um tamanho máximo de cerca de 45 a 50 centímetros.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Robalo no Estuário




Tinha combinado com um amigo, novato nestas coisas do Buldo uma pescaria no Tejo, chegamos na praia mar, o que permitiu explorar zonas que apenas têm água na enchente.
Após várias grades no spinning, e com a motivação extra de estrear uma nova cana de Buldo. a HI Perform da Hiro, no tamanho 4,20 metros e com um c,w de 50-150 gramas, começamos por percorrer uma praia com cerca de 250 metros, após o que chegamos ao pontão onde habitualmente pesco.
Pelo caminho tinha sido possível observar cardumes de pequenos peixes, o que era bom sinal, logo no inicio do pontão resolvo mudar de amostra, e coloco uma raglou de cor branco peróla e ao 2º lançamento ferro este robalo com 1400 gramas certinhas e 51 centimetros, num local com 40 a 50 cm de água e um fundo forrado com algas.
Ainda ferrei outro, mas foi devolvido para crescer,reproduzir-se e quem sabe mais crescido, proporcionar a mim ou outro pescador o gozo de o capturar.

Material usado:
Cana: Hiro HI Perform c.w 50-150 gramas 4.20 metros.
Carreto: Alpine da NBS
Fio: Titânio G2 da Asari 0.40.
Baixo de linha: Fluorcarbono Eagle Sturdiness Tex 0.35 da Dragon.
Amostra: Raglow côr madre peróla 12 cm.